Nos Estados Unidos, a idade média dos trabalhadores é de 55 anos, segundo o Bureau of Labor statistics, enquanto no Brasil é de 41 anos.
Olhando para os dados do Bureau of Labor Statistics dos EUA, a quantidade de trabalhadores com 55 anos ou mais na força de trabalho da construção mais do que dobrou desde 2003. Atualmente, pouco mais de 22% da indústria está nessa faixa etária (ou um em cada cinco trabalhadores).
No Brasil, os trabalhadores ocupados são mais de 7 milhões, dos quais mais de 1,5 milhão no estado de São Paulo. A maioria tem o ensino fundamental incompleto.
De acordo com fontes do Construction Briefing, seja por falta de exposição ou informação, está claro que a construção não está alcançando os jovens americanos cedo o suficiente para ilustrar a tapeçaria de oportunidades na construção e na infraestrutura.
Nos EUA e por aqui, uma maneira de oxigenar a idade média do trabalhador seria expor os alunos do ensino médio à indústria da construção mais cedo e expô-los à variedade de empregos diferentes.
Parte do problema também pode ser que as crianças em idade escolar não estão ouvindo o suficiente do pessoal mais jovem que já trabalha na construção. E que há uma série de oportunidades administrativas, gerenciais e tecnológicas que os jovens muitas vezes não veem.
Fonte: KHL – Access International