Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção mostra empresas otimistas em relação ao crescimento do setor.
As perspectivas para o mercado de equipamentos são positivas até 2026. Para 57% das construtoras, locadoras, empresas de serviços e dealers entrevistados para a elaboração do inédito Estudo Sobratema, o setor continuará crescendo em 2025. E o percentual é ainda maior para 2026, chegando a 66% dos consultados.
Mario Miranda, coordenador do estudo de mercado, diz que 90% das construtoras, locadoras e serviços apontaram que o volume de negócios até setembro de 2024 está melhor ou igual a 2023. Os dados apontam para crescimento de 9% nas vendas totais de máquinas para construção em 2024 em comparação a 2023, alcançando 58,2 mil unidades comercializadas neste ano contra 53,5 mil unidades no ano anterior. Na linha amarela, a alta estimada é 14%, alcançado 36,6 mil unidades vendidas neste ano contra quase 32,3 mil unidades comercializadas em 2023.
Os setores mais relevantes para o mercado de máquinas neste ano são a locação, construção pesada e agronegócio. Em termos de vendas, os dois segmentos com maior participação – construção (42%) e a locação (23%) – somam 65%. “Desde 2021, esses dois setores assumiram o protagonismo, respondendo por 63% da comercialização de máquinas. Mas ainda há espaço para crescer”, afirmou Miranda.
Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema, ressalta o potencial do mercado de locação de máquinas, que responde por um percentual importante em relação às vendas de algumas categorias de máquinas, como plataformas áreas (90% a 95%) e betoneiras (70% a 75%). Segundo ele, a queda do percentual de frota parada para 11% em 2024 – em 2023 era de 19% e em 2017, de 57% – reitera a crescente confiabilidade das construtoras pela locação de máquinas.
Outro dado relevante do levantamento é o financiamento utilizado pelas empresas adquirirem suas máquinas: 33% dos entrevistados utilizaram capital próprio, seguido por Finame, com 23% e CDC, com 19%. De acordo com Daniel, a compra de equipamentos é motivada por três fatores: demanda direcionada, renovação frota e oportunidades de negócios. “Esse último é promovido pelo banco dos fabricantes, pelos dealers e pela própria indústria, e vem contribuindo bastante nesse aspecto”, pontuou.
Fonte: Sobratema.