O que é uma carregadeira articulada pequena e por que ela é tão popular?

12 de abril de 2024
capa

Marcas antigas vêm construindo pequenas carregadeiras articuladas há anos, mas à medida que sua popularidade aumenta, mais players estão entrando no mercado.Wacker Neuson

 

Primeiro foram as minicarregadeiras e depois as carregadeiras compactas de esteira. Agora há um novo player ganhando participação de mercado.

O foco está mudando para pequenos carregadores articulados.

Eles podem muito bem ser o tipo de equipamento compacto mais versátil e útil , preenchendo uma lacuna criada à medida que minicarregadeiras e CTLs continuam crescendo.

Pequenas carregadeiras articuladas são definidas como tendo até 75 cavalos de potência e capacidade operacional nominal de até 3.500 kg, ou 7.716 libras.

Como os fabricantes de minicarregadeiras e carregadeiras compactas de esteiras se concentraram na extremidade superior de suas linhas de produtos, alguns clientes sentem que as máquinas menores foram negligenciadas.

Marcas antigas vêm construindo pequenas carregadeiras articuladas há anos, mas à medida que a popularidade aumenta, mais players estão entrando no mercado.

 

E por que a crescente popularidade?

Devido à sua geometria, os SALs (Small Articulated Loaders) possuem alta capacidade de elevação como porcentagem do peso operacional. Isso proporciona excelente desempenho em uma máquina facilmente transportável. Eles estão disponíveis em diversas configurações, incluindo diesel e bateria elétrica, lança fixa ou telescópica, e com acopladores que incluem CII (interface comum da indústria), minicarregadeira e minicarregadeira. E, claro, a sua articulação significa maior manobrabilidade.

As SALs causam muito menos perturbações na superfície do que máquinas mais pesadas que dependem de contra-rotação para virar, como minicarregadeiras e carregadeiras compactas de esteira. Eles são, portanto, mais adequados para superfícies acabadas e raramente requerem proteção sobre meios-fios e outras características do solo.

Pequenas carregadeiras articuladas podem ter desempenho hidráulico de alto fluxo, tornando-as adequadas para uma ampla variedade de acessórios. E possuem largura estreita para utilização em calçadas, trilhas e espaços similares.

Pequenas carregadeiras articuladas são máquinas de custo relativamente baixo. A operação não é intimidante para operadores menos experientes. Eles são fáceis de guardar em uma garagem e muitos podem ser rebocados por uma caminhonete de meia tonelada.

Estas características e muito mais os tornam populares entre uma ampla gama de clientes, desde construção e paisagismo até silvicultura e estilo de vida rural.

Quanto às limitações, só há uma que se destaca.

SALs têm um raio de giro mais amplo do que minicarregadeiras e CTLs porque esses dois têm contra-rotação e podem girar em seu próprio comprimento. Em locais de trabalho muito apertados, uma minicarregadeira pequena ou CTL é a melhor escolha. E em tarefas de penetração no solo, os CTLs são melhores devido ao seu maior esforço de tração.

 

Como escolher o SAL certo

Como categoria, as pequenas carregadeiras articuladas são diversas e versáteis. Mas os modelos individuais não o são.

Talvez mais do que outras categorias de equipamentos, os SALs exigem que os clientes tenham um conhecimento profundo das aplicações pretendidas ao escolher um modelo. Existem três áreas principais a serem consideradas:

  • Configuração da lança. Os carregadores articulados pequenos são, por definição, pequenos. Se suas aplicações incluírem carregamento nas laterais de caminhões ou muros de contenção ou em tremonhas, a altura do pino da dobradiça de um modelo pode não ser suficiente. Lanças telescópicas estão disponíveis, mas podem sacrificar a força de desagregação e da caçamba em função da altura. Pelo menos dois fabricantes, Giant com seus modelos “X-Tra” e Mecalac com seus modelos “+”, oferecem braços de elevação mais curtos para maiores forças de escavação.          
  • Estação do operador. As opções incluem ROPS aberta, fixa e dobrável, e cabines, mas a localização do posto do operador varia muito mais do que com outros tipos de equipamento. A colocação afeta o conforto e a visibilidade, incluindo a visão do acessório.
  • Suporte de anexo. Dan Kakareka, gestor de produto da New Holland Construction, afirma que os SAL são normalmente fornecidos com três ou quatro acessórios no momento da compra. Investigue a enorme variedade de acessórios disponíveis para SALs antes de especificar sua máquina. Você poderá encontrar acessórios que proporcionem maior utilização e, portanto, maior receita, com sua nova carregadeira – se ela for especificada corretamente. Pergunte a si mesmo: de quanto desempenho hidráulico você precisará? Qual acoplador é necessário? Você precisará de um conector de 14 pinos? E quanto ao modo lento? Que tal pneus para grama para perturbações mínimas na superfície ou pneus para minicarregadeiras para resistir melhor a cortes e furos?

Aqui estão alguns exemplos de SALs no mercado:

Lince

O Bobcat L28 de 24,8 cavalos tem um peso operacional de 4.195 libras e ROC de 1.534 libras reto e 1.222 libras articulado; esses valores vão para 1.952 libras e 1.475 libras com o contrapeso opcional. O raio de giro externo é de 100,9 polegadas; a altura do pino da dobradiça é de 85,4 polegadas ou 104,3 polegadas com a lança estendida.Lince

Os L23 e L28 da Bobcat vêm equipados com volantes e pedais, facilitando a operação dos novos operadores.

Eles têm pouco menos de 6,5 pés de comprimento e podem ser facilmente armazenados em uma garagem padrão. Para otimizar o desempenho em diversas condições de solo, os Bobcat SALs possuem dois modos de tração automática: High-Traction para condições ásperas e escorregadias e Turf-Safe para superfícies melhoradas. Um interruptor opcional de assistência à tração permite que o operador substitua manualmente a configuração automática momentaneamente.

O sistema hidráulico Bob-Tach opcional permite que os operadores troquem acessórios não hidráulicos sem sair da cabine.

 

“No geral, as pequenas carregadeiras articuladas são um ponto de entrada muito amigável para clientes novos em equipamentos compactos”, diz Mike Fitzgerald, gerente de marketing da Bobcat Company, “e a linha de equipamentos padrão e opcionais da Bobcat torna essas máquinas ainda mais acessíveis”.

Caso

O Case SL12 TR de 25 cavalos tem apenas 36 polegadas de largura, um raio de giro externo de 77,4 polegadas e altura máxima de despejo de 81,1 polegadas. Os recursos padrão incluem teto ROPS/FOPS, tração 4×4 hidrostática, válvula de controle principal de três carretéis e suspensão hidráulica da lança (controle de condução). As opções incluem um acelerador manual e controle manual para avanço gradual.Caso CE

A Case lançou sua linha de seis pequenas carregadeiras articuladas na Equip Exposition em 2023 com a lança telescópica SL12 TR.

O lançamento continuará em 2024. Os modelos variarão de 24 a 74 cavalos de potência, capacidade operacional de 1.500 a mais de 3.000 libras, elevação telescópica e de barra Z e compatibilidade com mais de 110 acessórios.

“Quando se trata de acessórios em nossas pequenas carregadeiras articuladas, estamos oferecendo aos empreiteiros um arsenal completo de ferramentas para realizar praticamente qualquer tarefa”, afirma Ryan Anderson, gerente de produto, MTL/SAL, Case Construction Equipment. “Mas a versatilidade não para por aí. Projetamos essas máquinas com acopladores comuns da indústria para que os empreiteiros também possam aproveitar uma ampla variedade de acessórios Case e não-Case.”

Os modelos elétricos se juntarão às máquinas a diesel na linha. O SL22EV se equipara aos seus equivalentes a diesel em termos de potência e pode ser totalmente carregado em apenas uma hora, diz Case.

Gigante

O Giant G2700 HD+ é uma das quatro iterações com motor Kubota de 50 cavalos; há também um modelo elétrico 2700E. Os modelos diesel têm 13,5 gpm com opção de alto fluxo de 18,5 gpm. O HD+ e o X-Tra HD+ têm peso operacional de 5.733 libras. As opções de pneus incluem padrões de piso, deslocamentos de aro, bem como diâmetro e largura.Tobroco-gigante

Fundada em 1996, a Tobroco-Giant é uma fabricante tradicional de pequenas carregadeiras articuladas e desenvolveu uma linha diversificada ao longo das décadas.

Ela oferece modelos totalmente mecânicos de até 25 cavalos de potência para uma seleção simples e de baixo custo para clientes que precisam dessa opção. Outros modelos variam até 74 cavalos de potência.

Todos os motores são Kubota, exceto o G5000, que possui potência Kubota ou Deutz disponível. O G2200E e o G2700E são máquinas elétricas com bateria plug-in.

Os fluxos hidráulicos variam de 7,4 a 35,7 galões por minuto e as velocidades de deslocamento chegam a 21,6 mph. Quatro modelos possuem lanças telescópicas.

Dependendo do tamanho da máquina, a Giant configura modelos com conectores CII ou placa skid-steer. As opções de braço incluem padrão, X-tra e telescópico para equilíbrio ideal de alcance, elevação e forças da caçamba e da lança.

Rudolf de Jong, presidente da Giant Loaders, afirma que em uma categoria onde a variedade é comum, “a Giant se destaca pela diversidade de pequenas carregadeiras articuladas que oferecemos”.

Intrépido

O Intrepid KM85 é movido por um motor D902 Kubota com 23 cavalos de potência. O peso operacional é de 1.970 libras e o ROC é de 1.540 libras. Os números hidráulicos são 7,4 gpm a 2.600 psi. A velocidade de deslocamento é de até 8 mph. Os equipamentos padrão e opcionais incluem uma placa de fixação da minicarregadeira, luzes de trabalho de LED, teto ROPS/FOPS, pré-aquecedor do motor e do tanque hidráulico e contrapesos.Knikmops

Em 1997, a empresa belga Knikmops fabricou o seu primeiro pequeno carregador articulado. Seu atual Intrepid KM100 é baseado nessa máquina.

É um modelo telescópico e se junta ao KM130 telescópico e ao KM85 não telescópico para completar a linha de três modelos da Intrepid.

Todos os três possuem motores Kubota. O KM85 tem 23 cavalos de potência e os dois modelos telescópicos têm 25 cavalos.

O KM85 vem de fábrica com rodas duplas em todas as quatro posições; o KM100 e o KM130 possuem opções de rodas duplas. O design de roda dupla dá aos clientes a oportunidade de priorizar a flutuação ou a largura.

Chris Sleurink, da Intrepid, diz que o KM85 foi adicionado à linha para oferecer um avanço para os clientes que haviam superado o tamanho das carregadeiras utilitárias compactas.

O KM85 e o KM100 Tele são apenas dossel ROPS/FOPS. O KM130 Tele é dossel ou cabine. Contrapesos opcionais aumentam o peso operacional e a capacidade de elevação.

Mecalac

O maior dos seis modelos Mecalac, o MCL8 de 49 cavalos de potência tem um peso operacional de 6.283 libras. O desempenho hidráulico é de 13,2 gpm a 3.000 psi. A transmissão de duas velocidades é padrão e fornece uma velocidade máxima de deslocamento de 19 km/h, com uma opção de alta velocidade fornecendo até 30 km/h. A configuração padrão é um dossel; cabines com aquecimento ou com aquecimento e ar condicionado são opcionais.Mecalac

A Mecalac possui seis modelos de pequenas carregadeiras articuladas, desde o MCL2 de 3.836 libras e 25 cavalos até o MCL8 de 6.283 libras e 49 cavalos.

Cada um está disponível com capota ou cabine ROPS; cabines com HVAC estão disponíveis apenas no MCL6 e MCL8 de 25 cavalos, pois possuem potência suficiente para operar o A/C sem prejudicar significativamente o desempenho da carregadeira.

Assentos aquecidos e pneumáticos estão disponíveis em todos os modelos. Conectores hidráulicos e elétricos estão disponíveis para a parte traseira da máquina; uma aplicação seria a remoção de neve na frente da máquina com um espalhador de sal na parte traseira.

O representante de vendas regional Ryan Carter ressalta que a flutuação da lança e da caçamba e o controle de deslocamento são opções disponíveis em todos os modelos. O modo lento é padrão no MCL6 e MCL8 e opcional em todos os outros.

Peter Bigwood, gerente geral da Mecalac América do Norte, afirma que os mesmos padrões de construção e tecnologia encontrados nas carregadeiras maiores da Mecalac estão presentes nestes modelos MCL. “Como as pequenas carregadeiras articuladas são populares entre usuários casuais, como moradores de estilo de vida rural, alguns OEMs constroem com padrões inferiores para atingir um determinado preço. A Mecalac optou por construir a linha MCL como máquinas comerciais genuínas.”

O risco, diz Bigwood, é o choque do adesivo, mas isso é amenizado quando os clientes entendem o valor adicional do design e dos materiais resistentes da Mecalac.

Nova Holanda

O New Holland ML12T (mostrado) é um modelo de alcance telescópico; o ML12 é a versão não telescópica. Ambos têm motores Kubota D902 com potência bruta de 25 cavalos. A versão “T” tem peso operacional de 2.646 libras com capota ROPS/FOPS; nenhum táxi é oferecido. A hidráulica auxiliar fornece 7,4 gpm a 2.200 psi; um segundo circuito auxiliar com as mesmas especificações é uma opção disponível.Nova Holanda

Entre os diversos modelos da New Holland estão o ML12 e o ML12T com lança telescópica.

O ML35T e o ML50T são apenas telescópicos.

Um modelo totalmente elétrico, o ML22X, deverá estar disponível no terceiro trimestre de 2024.

Kakareka afirma que o design da New Holland, incluindo a colocação do posto do operador e da junta de articulação, proporciona vários benefícios. Uma delas são as altas capacidades de elevação.

Embora a capacidade de elevação varie de acordo com o posicionamento da carga e a configuração da máquina, a elevação máxima do ML12 é equivalente ao peso operacional da máquina – ambos pesam 2.425 libras.

Os segmentos traseiros não oscilam nas curvas, para que os operadores possam trabalhar mais próximos de paredes e outros obstáculos. O controle é feito por meio de um único joystick mecânico. As opções incluem velocidade lenta e controle de deslocamento para os braços da carregadeira.

“Haverá uma curva de aprendizado com uma pequena carregadeira articulada”, diz Kakareka, “mas no geral eles são fáceis de operar e de fácil manutenção”.

Wacker Neuson

O WL28 é o mais novo modelo da linha de pequenas carregadeiras articuladas da Wacker Neuson. Os números hidráulicos auxiliares são 9,5 gpm a 3.045 psi. O peso operacional é de 6.040 libras. A velocidade de deslocamento é de 20 km/h ou 30 km/h com alta velocidade opcional. O sistema de acionamento é regulado eletronicamente com até quatro modos de acionamento. A cabine confortável é adequada para operadores altos e possui uma janela traseira panorâmica para visibilidade total.Wacker Neuson

A Wacker Neuson oferece quatro modelos de pequenas carregadeiras articuladas com menos de 75 cavalos de potência: WL28, WL34, WL38 e WL52, com pesos operacionais de 6.040 a 11.243 libras.

A Wacker Neuson concentrou atenção especial no conforto do operador. “É a base do design das carregadeiras de rodas”, afirma Jay Quatro, gerente comercial de produtos da Wacker Neuson. “No longo prazo, o conforto melhora a segurança e a produtividade.”

O WL28 é o modelo mais novo e exemplifica o foco da empresa no conforto com cabine espaçosa, excelente visibilidade, controles intuitivos, ar condicionado e luzes LED de direção e trabalho. As opções incluem motores Yanmar de 45 ou 54 cavalos de potência.

Os modos Auto e Eco são padrão, enquanto um modo de acessório opcional prioriza a potência para o acessório auxiliar frontal para fluxo consistente e potência para a ferramenta de trabalho. O sistema de acionamento regulado eletronicamente fornece potência de impulso aprimorada e velocidades de deslocamento de até 30 km/h com a opção de alta velocidade.

  Fonte: Equipment world