Golpe Exposto: Mais de 650 Acidentes Falsos em Canteiros de Obras

27 de março de 2024
falls

Em 2010, cerca de 4% do custo de um projeto de 100 milhões de dólares em Nova Iorque iria para a compensação dos trabalhadores, responsabilidade civil geral e seguros excedentários. Hoje, aumentou para quase 12,5% ou mais e continua a aumentar, de acordo com uma análise do Empire State Chapter of the Associated Builders and Contractors.

Uma ação federal foi movida por uma seguradora com sede em Nova York, alegando um esquema estadual de acidentes encenados em canteiros de obras.

A empresa, Tradesmen, afirma ter recebido o que acredita serem mais de 650 pedidos fraudulentos de compensação trabalhista nos últimos quatro anos.

Profissionais médicos, advogados e trabalhadores da construção civil fazem parte do suposto esquema para fazer alegações falsas que podem chegar a milhões de dólares.

De acordo com a ação movida pela Tradesmen Insurance, os profissionais médicos supostamente aproveitam os trabalhadores imigrantes de língua espanhola para empregá-los e se envolverem nas falsas alegações.

Uma vez realizado um incidente encenado, o trabalhador responde a um advogado antes de abordar qualquer profissional médico. Um incidente básico de tropeço e queda que normalmente pode causar um joelho machucado ou uma lesão menor semelhante pode ser elevado, pelo menos no papel, a algo que leva a uma reivindicação multimilionária de compensação permanente dos trabalhadores do tipo invalidez. 

Os registros da ação incluem vídeos de algumas das supostas “quedas” que levaram à apresentação de reclamações.

Antes de a Tradesmen Insurance entrar com seu processo, o WABC-TV 7 Eyewitness News  de Nova York conduziu uma reportagem investigativa em novembro de 2023 sobre alegações de fraudes envolvendo quedas falsas em canteiros de obras. 

Uma empresa de construção chegou a dizer à WABC-TV que parecia que os instigadores do golpe estavam procurando licenças e locais de trabalho e depois entrando com ações judiciais.

Como parte do relatório da emissora, várias construtoras relataram falsas alegações de trabalhadores que afirmaram ter se ferido no trabalho. Em alguns casos, os proprietários indicaram que os trabalhadores em questão nem sequer se encontravam no local de trabalho onde ocorreu o alegado incidente.

Os proprietários de empresas também indicaram que tais incidentes aumentaram notavelmente nos últimos anos. Em alguns casos, o número de incidentes aumentou de um ou dois ao longo de alguns anos para, no mínimo, um ou dois por ano. 

De acordo com os representantes da indústria com quem a WABC-TV conversou, parece que o conceito do esquema é geralmente baseado em uma lei trabalhista desatualizada de Nova York, aprovada em 1885. De acordo com a lei, as Leis Trabalhistas 240 e 241 de Nova York, um proprietário de imóvel ou empregador de construção é totalmente responsável se um trabalhador cair de qualquer altura e se ferir. Embora alguns juízes de apelação tenham negado as reivindicações, tal como estão escritas, a lei diz que o trabalhador não tem qualquer responsabilidade.

Fonte: Equipament World