Radar tendências vai mostrar panorama sobre mercado de máquinas para construção

7 de julho de 2025
capa-radar

1ª edição do Radar Tendências, a ser transmitido em 24 de julho, a partir das 15h, pelo Canal da Sobratema no YouTube, trará panorama completo sobre o mercado de máquinas para construção este ano.

A demanda por máquinas para construção permanece estável no primeiro semestre, após elevação alcançada no segundo semestre de 2024. Áreas como mineração e saneamento básico somados às concessões motivaram a compra de equipamentos.

“O agro sofreu com falta de financiamento, por isso, a venda de máquinas foi estável. Já a construção civil, que depende de investimentos privados, mesmo com um número interessante de lançamentos imobiliários, foi um setor que diminuiu a aquisição de equipamentos. A alta de juros tem um impacto direto nessa área”, explica Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, que estará na transmissão do Radar.

Houve um esforço grande da indústria e dos dealers para equilibrar a demanda do mercado, de acordo com Daniel, pois foram feitas ações para garantir preço e condições de pagamento, inclusive, com subsídios devido aos juros altos no mercado. “As vendas em nosso mercado não estão ocorrendo de forma natural e, sim, pela iniciativa dos fabricantes e distribuidores”, avalia.

Um destaque deste semestre foi o aumento na venda de equipamentos seminovos e usados.  O vice-presidente da Sobratema justifica que a entrada de grandes empresas e a presença de plataformas digitais têm contribuído para essa realidade, assim como o menor financiamento e os equipamentos, por estarem no meio do ciclo de vida, oferecem eficiência operacional. Em relação ao crédito, analisa que os bancos aumentaram as exigências, devido à preocupação com a inadimplência.

Além de Daniel, o Radar Tendências contará com as avaliações de Alberto Silva, CEO do Grupo Lafaete, e do economista Fernando Garcia de Freitas, sócio-diretor da Ex Ante Consultoria Econômica. Mario Miranda, coordenador do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção e Mineração, será o responsável por introduzir as informações e os dados nos quatro blocos.

 

Fonte: Sobratema

Por: ANALOC