A Horizon Construction Equipment da China destronou a gigante americana

14 de agosto de 2025
capa-horizon

A Horizon Construction Equipment da China destronou a gigante americana United Rentals e conquistou o primeiro lugar no ranking Access50 das maiores frotas de MEWP do mundo. 

 

 

A Horizon Construction Equipment da China ultrapassou a United Rentals e se tornou a maior proprietária de Plataformas Aéreas do mundo — um marco que representa uma grande mudança no setor.

Apesar da crise imobiliária e da desaceleração no setor de acesso na China, a Horizon e sua rival chinesa Huatie, que subiu para o terceiro lugar no ranking deste ano, expandiram significativamente suas frotas de plataformas de acesso.

A Huatie aumentou sua frota em quase 39% no ano passado, garantindo mais da metade de todas as Plataformas Aéreas vendidas na China.

A Horizon também investiu agressivamente, tanto no mercado interno quanto no exterior, adquirindo a TH Tong Heng Machinery, com sede na Malásia, e sua frota de 1.200 unidades.

 

 

Crescimento chinês

A conquista é ainda mais impressionante, considerando que, antes de 2017, nenhuma empresa chinesa de locação aparecia na lista e que a mudança ocorreu em um contexto de desaceleração da construção civil no país.

Isso se reflete no crescimento marginal de outras empresas de locação com sede na China na lista, quando comparado com seus enormes aumentos ano a ano no passado.

No geral, o Access50 mostra que, embora alguns mercados maduros estejam desacelerando, as oportunidades de crescimento continuam fortes em muitas regiões em desenvolvimento, e os investimentos em frotas continuam a moldar o cenário competitivo em todo o mundo.

 

Mais abaixo na classificação, a Ban Ngai Rent (BNR) da Malásia foi uma nova entrada na lista das principais empresas após anos de investimento constante, e as empresas de locação turcas também tiveram uma forte expansão de frotas em 2024, apoiadas por crédito fácil de fabricantes e distribuidores concorrentes.

 

O mercado de locação de Plataformas Aéreas da Índia também está ganhando terreno, impulsionado por uma economia em crescimento e um boom de infraestrutura. Embora as empresas internacionais ainda dominem as maiores frotas do país, players domésticos como a Mtandt expandiram-se significativamente. Embora seja improvável que a frota de Plataformas Aéreas da Índia iguale o rápido crescimento da China nos últimos anos, há uma clara tendência de aumento do segmento de Plataformas Aéreas, com muitas empresas menores ainda não atingindo o limite de 1.000 unidades da lista.

 

 

Crescimento continuo nos EUA

Nos EUA, entretanto, os antigos maiores locadores de Plataformas Aéreas do mundo, United Rentals, Sunbelt Rentals e Sunstate, aumentaram suas frotas de forma constante. O crescimento está em linha com a previsão da American Rental Association de uma expansão mais lenta, mas contínua, do mercado de locação.

A Herc Rentals saltou do nono para o sexto lugar, com um aumento dramático de 76,9% no tamanho de sua frota de Plataformas Aéreas este ano, após a aquisição da H&E Rentals, uma grande locadora dos EUA, no início deste ano.

O crescimento da frota de plataformas aéreas da Europa tem sido misto, refletindo desafios econômicos mais amplos. As empresas do norte da Europa tiveram um crescimento limitado ou contração, embora algumas tenham se beneficiado da compra de Plataformas Aéreas fabricadas na China antes das tarifas antidumping da UE e das melhorias na cadeia de suprimentos pós-pandemia. O sul da Europa, por outro lado, tem se mostrado mais otimista, com a espanhola Manain Elevación entrando no ranking pela primeira vez.

 

Para ver a lista completa do Access50 e a análise, consulte a edição de julho/agosto da Access International.

Por: ANALOC