ANALOC e KPMG mapearam o mercado brasileiro de locação. Estudo vai ser apresentado exclusivamente para convidados dia 25 de março no Espaço APAS.
Mapear o mercado de locação de equipamentos no País era mais que um pedido das empresas, tornou-se necessário para a credibilidade do setor junto ao setor financeiro, seguradoras e fabricantes. “O estudo tem impacto relevante no setor e na sociedade como um todo”, atesta Paulo Esteves, presidente da ANALOC – Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas.
O primeiro e mais completo relatório do segmento mede seu tamanho, faturamento, número de empresas, entre outros. A metodologia da KPMG inclui dados históricos e estimativas futuras, com levantamentos a partir de dados públicos e fontes profissionais qualificadas. Segundo a KPMG, as previsões são realizadas usando correlações históricas com a dinâmica inerente desse mercado, incluindo o novo e a renovação.
De acordo com Esteves, “o trabalho serve como uma bússola para o setor, direcionando investimentos, atraindo investidores internos e externos, orientando o mercado financeiro sobre a resiliência do setor e oferecendo linhas de crédito mais acessíveis, da mesma forma isso se aplica a seguradoras e fornecedores”.
Segundo o presidente da ANALOC, a penetração do rental na Inglaterra, por exemplo, é de 85%, enquanto nos Estados Unidos, de 50%, e no Brasil, entre 30% e 35%. “Temos muito espaço para crescer”, diz ele. Formado predominantemente por médias, pequenas e microempresas, esses empreendedores de locação são responsáveis por adquirir predominantemente máquinas como gruas, guindastes, plataformas aéreas, torres de iluminação, geradores de energia, entre outros.
O evento
No dia 25 de março, a partir das 19 horas, no Espaço Apas (rua Pio XI, 1.200), o presidente da ANALOC vai apresentar o estudo completo exclusivamente para convidados e patrocinadores. O ANALOC Rental Report terá uma versão online, que será disponibilizada por QRCode nas mesas numeradas.
O Estudo
Foram seguidas duas etapas distintas para a elaboração do relatório: dimensionamento de mercado, estimativas e projeções. Nessa segunda fase foram feitas projeções das taxas de crescimento do faturamento do mercado de locação com base na análise dos principais motores do mercado e em entrevistas com especialistas.
Com o objetivo de ter uma compreensão detalhada dos motores das dinâmicas de mercado, o estudo integra segmentação de crescimento por efeitos de volume (isto é, impulsionados pelas dinâmicas de mercados finais e pela evolução da taxa de penetração de aluguel) e de preço (impulsionados pela inflação, demanda por serviços de valor agregado, intensidade competitiva nos preços de mercado e mix de clientes/produtos).
ANALOC RENTAL MARKET REPORT 2026
Dia 25 de março, das 19h às 22h
Com jantar
Estacionamento com valet
Espaço Apas
https://espacoapas.com.br
Rua Pio XI 1200, São Paulo, SP, 05060-001
(11) 3647-5041












