Dicas de manutenção preventiva da United Rentals

17 de setembro de 2024

Programas de manutenção preventiva e inspeção podem ajudar as empresas a obter o máximo de valor.

Seguir um programa de manutenção preventiva não é simples nem fácil, especialmente quando o equipamento se desloca de um local de trabalho para outro. Terceirizar essas tarefas para um único fornecedor, com experiência em manutenção de equipamentos e equipe de técnicos qualificados, pode aliviar o fardo da manutenção da frota e permitir que as empresas se concentrem no que fazem de melhor, é a sugestão da United Rentals.

Os programas de manutenção preventiva e inspeção podem ajudar empresas de construção e industriais, entre outras, a obter o máximo valor de suas frotas de equipamentos. Além disso, a manutenção e as inspeções regulares são um componente crítico da eficiência operacional do equipamento..

Deixar de realizar a manutenção passageira e as inspeções necessárias tem um preço que inclui custos mais elevados de equipamento, perda de produtividade e maiores riscos de segurança.

Agendas de trabalho lotadas podem fazer com que as tarefas de manutenção preventiva e as inspeções passem despercebidas, assim como a movimentação de equipamentos de um local de trabalho para outro. Um programa de manutenção e inspeção bem executado agrega grande valor ao garantir que o equipamento esteja pronto para uso. Acrescenta estrutura e visibilidade à manutenção dos equipamentos próprios para que as empresas possam reduzir o tempo de inatividade e melhorar o controle de custos.

O programa protege o investimento em equipamentos e pode prolongar a vida útil das máquinas, possivelmente reduzindo o risco de falhas catastróficas dos equipamentos que podem levar a problemas de segurança no local de trabalho.
Segurança – Com o tempo, o desgaste do equipamento pode levar a falhas mecânicas potencialmente perigosas. Correntes e cabos gastos, pedais ou alavancas quebrados e luzes de segurança ou sinais de áudio com defeito podem causar acidentes no local de trabalho. Criar e seguir um plano de manutenção de equipamentos pode mitigar riscos graves resultantes de equipamentos defeituosos e melhorar a segurança geral do local de trabalho.

As inspeções de equipamentos exigidas pela ANSI, OSHA e CSA são igualmente importantes. Por exemplo, elevadores aéreos, como elevadores de lança e tesoura, exigem inspeção por mecânicos ou técnicos qualificados a cada três meses ou a cada 150 horas, o que ocorrer primeiro. Os elevadores aéreos também devem ser inspecionados anualmente – a cada 13 meses – e sempre que o equipamento estiver fora de serviço por mais de três meses.

É importante observar que somente um mecânico ou técnico qualificado para trabalhar na marca e modelo específico do elevador aéreo pode realizar a inspeção do elevador. Se uma empresa não tiver esse conhecimento interno, deverá considerar a terceirização das inspeções de equipamentos para um fornecedor qualificado.

Produtividade – Equipamentos mal conservados têm maior probabilidade de quebrar quando necessário. As empresas que seguem um cronograma de manutenção preventiva experimentam menos paradas não planejadas de equipamentos e melhor desempenho dos equipamentos, resultando em maior produtividade. A inspeção do equipamento durante o serviço regular de manutenção preventiva pode reduzir o risco de problemas potencialmente incapacitantes.

Financeiro – A manutenção e inspeção adequadas dos equipamentos podem economizar dinheiro para uma empresa de várias maneiras, incluindo:

Redução do tempo de inatividade – Quando um único equipamento falha, os custos da perda de produtividade e do desperdício de salários podem ser consideráveis. Manutenção preventiva e inspeções regulares ajudar a reduzir equipamentos falhas .

Evitar multas – A falha na realização de inspeções de plataformas aéreas de trabalho ou na inspeção de outros equipamentos dentro do prazo, como guindastes e torres, pode resultar em multas governamentais.

Reduzir os custos de reparação – Um programa de manutenção preventiva bem executado pode reduzir os custos de reparação mais do que depender da manutenção reativa – esperar até que uma máquina avarie para a reparar.

Redução de horas extras – Se o equipamento quebrar durante um projeto com cronograma apertado, a empresa poderá ter que pagar horas extras aos trabalhadores para cumprir o prazo programado.

Prolongando a vida útil dos equipamentos – Equipamentos bem conservados duram mais. Quando a manutenção regular da frota é realizada, as empresas podem atrasar a necessidade de aquisição de novos equipamentos.

Fonte: Construção Latino Americana

Por: ANALOC