O roubo de equipamentos é uma crise impressionante de US$ 100 milhões por ano para o setor de rental, com mais de 360 equipamentos roubados a cada mês, de acordo com a American Rental Association (ARA). Essa onda incessante de roubos não apenas drena recursos, mas ameaça a estabilidade de operações críticas em todo o país.
As consequências do roubo de equipamentos vão muito além da perda financeira. O roubo de equipamentos aumenta os prêmios do seguro e os custos de locação. Ele também interrompe o acesso a equipamentos essenciais, atrasa projetos de infraestrutura e prejudica setores inteiros que dependem de operações eficientes e de curto prazo.
Depois que o equipamento deixa o pátio da locadora ou o local de trabalho com um locatário fraudulento ou ladrão, ele raramente é recuperado. Os equipamentos comumente visados pelos ladrões, como retroescavadeiras, escavadeiras e carregadeiras, costumam ser vendidos no mercado negro ou para compradores desavisados em sites populares de revenda.
Em resposta à crescente crise de roubo de equipamentos, a ARA e as autoridades policiais estão tomando medidas urgentes para aumentar a conscientização nacional e chamar a atenção imediata para esse problema crítico. Em uma coletiva de imprensa realizada na sede da Ritchie Bros. Leilões, em Morris, Illinois, a ARA delineou novos programas de prevenção e recuperação de roubos que fornecerão às empresas de Rental recursos para identificar possíveis ameaças e evitar o roubo de equipamentos.
“O roubo de equipamentos é um problema que afeta cada um de nossos membros locadores de equipamentos, independentemente do tamanho de sua operação”, disse o CEO da ARA, Tony Conant. “Queríamos atacá-lo de todos os ângulos com o programa Equipment Rental Guard. Quando usado em seu potencial máximo, nossos membros estarão totalmente preparados para evitar que os ladrões roubem seus equipamentos.”
As autoridades policiais emitiram orientações essenciais sobre como denunciar o roubo de equipamentos de forma rápida e eficaz, enfatizando a necessidade de ação rápida. As empresas Rental compartilharam relatos em primeira mão de incidentes de roubo, ressaltando a ameaça crescente e a necessidade urgente de medidas preventivas mais fortes.
“Acho que é extremamente importante que todos nós nos unamos [para evitar o roubo de equipamentos]”, disse David Skala, gerente da B.I. Rental, Homer Glen, Illinois. “Esse problema é tão grande que, a menos que todos envolvidos tomem providências, não haverá nenhum avanço. Acho que todas as ferramentas que a ARA está introduzindo são absolutamente fantásticas, e estou ansioso para implementá-las em nossa loja.”
Além de aumentar a conscientização, a ARA também revelou o Equipment Rental Guard (ERG), um conjunto de segurança abrangente projetado para armar a comunidade de locação com o conhecimento, as ferramentas e os recursos para verificar os locatários, evitar roubos e proteger os ativos.
O programa ERG inclui ferramentas como cursos, treinamento, alertas de texto de locatário de bandeira vermelha, um banco de dados nacional de locatários problemáticos e equipamentos roubados e verificação de identidade. O programa ERG também oferece orientação para a denúncia de roubo, ferramentas de segurança financeira e assistência jurídica gratuita.
A ANALOC já acompanha esse movimento e pretende desenvolver programa semelhante no Brasil.
Fonte: ARA – American Rental Association – USA