Regulamentações rigorosas estão pressionando os OEMs a fazer inovações impressionantes em máquinas, mas, isso tem um custo. As vendas de máquinas elétricas, por exemplo, ainda estão muito lentas, apesar dos esforços conjuntos dos OEMs para lançar e divulgar novos equipamentos – dos quais se espera que haja muito mais na Bauma, em Munique, Alemanha, no mês que vem.
Isso ocorre porque, pelo menos nos mercados ocidentais, o custo total de propriedade (TCO) das máquinas a diesel ainda é consideravelmente menor do que o das elétricas. Mas pode chegar um ponto crítico em que o TCO das máquinas elétricas se moverá para território positivo.
Quando isso pode acontecer? Segundo especialistas da empresa de consultoria global Roland Berger, “O TCO não é baseado apenas nos custos do veículo, mas também nos operacionais, nos de manutenção”, diz Martin Weissbart, diretor da Roland Berger. “Então, os preços da eletricidade em várias regiões impulsionarão um TCO significativo ao lado de penalidades — impulsos de regulamentação — do governo.”
Muitas categorias de equipamentos de construção eletrificados menores e de menor potência da China, incluindo pequenas carregadeiras de rodas e manipuladores telescópicos, já estão apresentando TCO positivo.
“Vemos que as mini escavadeiras liderarão o caminho da eletrificação”, disse Weissbart. “Isso acontece tanto na Europa quanto nos EUA.” Mas a Roland Berger ainda espera que demore até 2028-2030 para que miniescavadeiras totalmente elétricas e os veículos elétricos a bateria de médio e grande porte tenham um TCO geralmente positivo, dependendo dos preços dos combustíveis.
Fonte: Construção Latino Americana