Genie adiciona plataforma de realidade virtual ao programa de treinamento

20 de março de 2024
A Genie está trazendo sua plataforma de treinamento para o futuro com um novo componente de realidade virtual.

A experiência usa um fone de ouvido especialmente programado que permite aos operadores controlar uma plataforma de lança articulada Genie Z-45 FE em quatro cenários de treinamento.

A Genie está trazendo sua plataforma de treinamento para o futuro com um novo componente de realidade virtual.

Desenvolvido como um complemento aos programas de treinamento prático e em sala de aula existentes da Genie, o treinamento Genie VR oferece uma oportunidade para os operadores usarem equipamentos aéreos – e aprenderem a evitar perigos do mundo real que causam a maioria dos acidentes no local de trabalho – desde a segurança do um mundo virtual. 

A experiência de treinamento Genie VR, lançada no recente ARA Show, usa um fone de ouvido especialmente programado que permite aos operadores controlar uma plataforma de lança articulada Genie Z-45 FE em quatro cenários de treinamento projetados para auxiliar na familiarização e operação do controle.

Para desenvolver a experiência de treinamento, engenheiros, gerentes de produto e instrutores da Genie colaboraram com uma empresa de software com experiência na criação de programas de realidade virtual para diversas aplicações e setores, incluindo simulação de voo de defesa. 

“Em 2010, o mesmo ano em que um estudante universitário morreu em um acidente com um elevador de tesoura enquanto filmava um treino de futebol sob ventos fortes, ajudei a desenvolver e ministrar nosso primeiro curso de treinamento de PEMT/PTA”, disse o diretor de treinamento da Genie, Scott Owyen. “O objetivo do curso era ajudar os usuários finais a compreender os perigos comuns que poderiam enfrentar ao operar plataformas elevatórias tipo tesoura e plataformas de lança, para que pudessem aprender como evitá-los e permanecer seguros ao trabalhar em altura. Desde então, continuamos a nos concentrar em oferecer treinamento que promova a segurança no setor. E nossa nova plataforma VR faz exatamente isso

A experiência de treinamento Genie VR inclui quatro atividades diferentes, embora Owyen diga que nem todas serão usadas em todas as aulas:

  • Operações, que ajuda os usuários a se familiarizarem com os controles do elevador;
  • A Ghost Arena, que desafia os operadores a posicionar a máquina com precisão para corresponder a um determinado contorno;
  • The Safety Gauntlet, um curso que incentiva os usuários a navegar em um canteiro de obras virtual e evitar perigos da vida real para coletar troféus; e
  • Um simulador Steel Erector, que requer o posicionamento da lança para soldar vigas de aço em uma estrutura.

 

Um fone de ouvido especialmente programado permite que os operadores controlem uma plataforma de lança articulada Genie Z-45 FE em quatro cenários de treinamento projetados para auxiliar na familiarização e operação do controle.

Inicialmente, o treinamento em VR será oferecido como um complemento aos cursos de treinamento de treinadores da Genie, que são mais aprofundados do que o treinamento de qualificação de operadores. A aula de treinamento do treinador leva cerca de 8 a 12 horas para ser concluída, e a experiência de RV adicionará cerca de uma hora ao tempo da aula. 

Embora a experiência de VR seja um complemento à aula de treinamento de treinadores, ela também pode estar disponível para treinamento de qualificação de operadores, se solicitado, observou Owyen. No entanto, o treinamento em VR não será oferecido como uma aula autônoma ou como substituto do treinamento presencial. 

“Embora o treinamento em RV pareça muito realista, ele simplesmente não pode substituir a experiência do mundo real”, disse Owyen. “Mas permitir que alguém pratique o que aprendeu em uma sala de aula, antes de subir no elevador, não apenas torna o que aprendeu mais memorável, mas também aumenta a segurança. Isso porque, em um mundo virtual, você pode vivenciar uma catástrofe sem realmente se machucar. E, porque o cérebro pensa que isso realmente aconteceu, é uma forma incrivelmente emocional e impressionável de aprender.”

Os recursos visuais da experiência VR da Genie foram desenvolvidos utilizando desenhos CAD da Genie, especificações do mundo real, características de desempenho, vídeos de equipamentos em operação e gravações de som de uma lança Z-45 FE real.

Para o treinamento de VR, a Genie escolheu fones de ouvido altamente portáteis e que oferecem gráficos superiores, bem como taxas de atualização personalizadas que refletem como vemos as coisas na vida real para reduzir as chances de um participante sentir enjôo. 

Embora muitos cursos de formação de treinadores sejam realizados nos centros de treinamento da Genie em Rock Hill, Carolina do Sul; Burleson, Texas; e Bothell, Washington, o treinamento também ocorre frequentemente no local do usuário.

“Isso pode ser nos campos de petróleo, no subsolo de uma mina de sal ou em qualquer outro lugar com internet não confiável”, acrescentou Owyen. 

 

Fonte: RER

Related articles