Evento impulsiona o mercado de locação de máquinas, gera negócios e dissemina tecnologias.
Parceria entre a ANALOC e o Grupo LocadoresBR leva para Belo Horizonte a edição deste ano da ANALOC Rental Show, de 4 a 6 de junho no Expominas.
O mercado de aluguel de máquinas vem crescendo de maneira consistente e perceptível em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Dados da Receita Federal e levantados pela Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas (ANALOC) mostram que esse setor conta com aproximadamente 40.100 empresas no Brasil, movimentando R$ 28 bilhões em negócios.
O número de locadoras cresce sempre, o que muda é a intensidade. Em mais de 80%, o setor é formado por pequenas e microempresas, e microempreendedores individuais (MEI). Quando o mercado está mais comprador, consequentemente mais empresas surgem, ou seja, tudo está atrelado ao sucesso da economia.
Além disso, as empresas de locação atualmente adquirem um enorme percentual das vendas de máquinas, de diferentes modelos e fabricantes. Consomem de 90 a 95% de gruas, guindastes e plataformas de trabalho aéreo; de 70 a 80% de torres de iluminação; 65 a 75% de betoneiras e de 55 a 60% de geradores de energia, o que justifica boas ações de marketing e relacionamento dos fornecedores desses equipamentos com as empresas de rental.
Com o desempenho das locadoras cada vez mais satisfatório, a ANALOC Rental Show surgiu para movimentar todo o ecossistema do locador, num ambiente onde é possível estreitar relações entre fabricantes, fornecedores e locadores, gerar negócios, disseminar tecnologias, estimular condições especiais de compra, além de apresentar palestras gratuitas. A feira é fruto de uma parceria entre a ANALOC e o Grupo LocadoresBR, e tem como papel principal dar todo o protagonismo a que faz jus o profissional de rental.
Isso significa que, no evento, o locador constata um perfil diferenciado: tem desde empresa expositora comprando máquinas seminovas dos visitantes, até alguns fabricantes de equipamentos com motor elétrico, a bateria e totalmente alinhados a questões de sustentabilidade. Todos com estratégias bem desenhadas para oferecer ao público condições diferenciadas com o viés da locação.
O visitante vai encontrar desde sistemas de gestão, a ferramentas e plataformas elevatórias, de compressores a geradores de energia, de martelos pneumáticos a equipamentos de segurança individual (EPIs), de escadas de alumínio e furadeiras até plataformas de trabalho aéreo, compactadores e guindastes.
Além disso, uma geração mais nova de líderes tem chegado à direção das empresas, revitalizando o mercado. A preocupação está mais voltada para a atualização tecnológica das frotas, controle e gestão, principalmente nas pequenas e médias empresas, que veem na profissionalização e qualificação de suas equipes o seu maior diferencial de mercado. Portanto, não há espaço hoje para as empresas que alugam equipamentos velhos ou malcuidados, tampouco para má gestão empresarial, caso contrário, o próprio cliente exclui esses fornecedores de suas contratações.
Saiba mais em: https://analocrentalshow.com.br
Fonte: Analoc Rental Show