Indústria de construção da América do Norte defende fortemente a sustentabilidade

6 de março de 2024
Design sem nome (2)

A construção está a levar cada vez mais a sério a sustentabilidade, antes das metas da ONU para 2030 em matéria de comunicação de emissões.

A Trackunit, player global de IoT, publicou esta semana um relatório detalhado de construção que revela exatamente o que os profissionais da indústria em todo o mundo estão pensando sobre o estado da sustentabilidade e como eles vêem isso dominando suas agendas nos próximos cinco anos.

O relatório “Construindo um futuro melhor”  é um dos inquéritos mais abrangentes já realizados sobre a indústria e demonstra que a construção está a levar cada vez mais a sério a sustentabilidade antes das metas da ONU para 2030 em matéria de comunicação de emissões.

Entre as muitas conclusões do relatório, a acentuada diferença na forma como os profissionais da construção norte-americanos encaram a sustentabilidade em comparação com os seus homólogos europeus é talvez a mais significativa. Mais de um terço (36 por cento) dos norte-americanos dizem que a sustentabilidade é agora “muito importante” em comparação com 25 por cento na Europa e esse diferencial diminui apenas marginalmente quando “importante” é incluído nas respetivas pontuações de 55 por cento e 46 por cento.

“Estávamos cientes de que as empresas de construção norte-americanas estavam definitivamente se tornando mais sérias em relação à sustentabilidade e aos relatórios de emissões apenas por causa das discussões que mantemos regularmente com nossos clientes”, disse o CEO da Trackunit, Soeren Brogaard. “Mas esta é a primeira vez que descobrimos dados estatísticos concretos que validam isso e nos levam de uma noção anedótica do que está acontecendo para algo que é claro e baseado em evidências.

“As empresas norte-americanas estão liderando uma revolução na forma como pensamos sobre a sustentabilidade, com alguns participantes importantes do setor implementando metas lideradas por KPI que os colocam especificamente em linha para igualar ou até mesmo superar as metas da ONU para 2030 em relatórios de emissões. chamamos isto de ‘sustentabilidade competitiva’ e se este for realmente um fenómeno que irá reforçar o seu domínio sobre o sector da construção, então esta poderá ser a maior e única mudança cultural que alguma vez vimos nas atitudes em relação à sustentabilidade.”

Empreiteiros e segmentos de locação lideram a sustentabilidade

Entre outras conclusões do relatório, este mostra que, globalmente, os segmentos de empreiteiros e de aluguer de equipamentos dão atualmente mais prioridade à sustentabilidade do que os segmentos de proprietários de equipamentos e revendedores, com 59% a marcarem-na como “importante”, em comparação com 43% e 51%, respetivamente. Mas 58 por cento dos profissionais da construção como um todo esperam que a sustentabilidade se torne “importante” nos próximos cinco anos, em comparação com apenas 26 por cento que pensam que a sua importância diminuirá.

Existe uma divisão semelhante entre aqueles que já implementaram práticas de sustentabilidade nos seus negócios, com os empreiteiros a atingirem o máximo de 73%, seguidos pelos concessionários e proprietários de equipamentos com 69% e os alugueres de equipamentos com 64%. Mas nos próximos cinco anos, 50% das empresas de construção esperam implementar mais práticas, enquanto outros 32% considerarão isso.

“O que isto mostra claramente é que os profissionais da construção já levam muito a sério a sustentabilidade e querem fazer o que é certo para o seu negócio e para a sociedade como um todo”, disse Brogaard. “Não é realmente uma surpresa que os empreiteiros liderem o caminho aqui, dado que eles estão na extremidade da construção voltada para o cliente, o que também exerce uma pressão significativa.”

A investigação mostra que os clientes exigem cada vez mais que as empresas demonstrem as suas práticas de sustentabilidade de forma credível e transparente, com 49% dos consumidores globais em 10 grandes economias a pagarem um prémio por produtos considerados sustentáveis ​​ou socialmente responsáveis, de acordo com a IBM .

“Com as pressões regulatórias, as exigências da sociedade por práticas de construção melhores e mais limpas e as metas da ONU para 2030 em matéria de relatórios de emissões dominando cada vez mais as agendas dos governos e das empresas, isto só irá avançar numa direção nos próximos cinco anos”, disse Brogaard.

Outra conclusão importante do relatório foi que 57 por cento dos profissionais da construção afirmaram que as suas empresas já gastavam mais em soluções de software do que em 2021, com 14 por cento a alocarem mais de 10.000 euros por ano e outros 15 por cento a gastarem mais de 1.000 euros por ano. .

“As empresas de construção estão cada vez mais interessadas no que a tecnologia pode fazer por elas numa ampla variedade de áreas, incluindo sustentabilidade e relatórios de emissões”, disse Brogaard. “À medida que os fornecedores de soluções IOT melhorarem no aumento do benchmark em relatórios de emissões, acredito que isso fará com que a utilização de soluções de software aumente significativamente, tanto em termos do número de empresas que as utilizam como de quanto estão preparadas para gastar como seu a entrega de números concretos e irrefutáveis ​​torna-se convincente.

“Isso, com o tempo, deverá pôr fim à prática de ‘estimativa’, que é uma grave limitação à nossa capacidade de cumprir os Protocolos sobre Gases com Efeito de Estufa. Se pudermos mudar isso, estaremos realmente impactando o futuro da construção de uma forma incrivelmente progressiva.”

Fonte: RER