Ambiente de negócios pensado no Locador

3 de julho de 2024
20240702_ARSHOW2024_133923_cf-750x375

 

ANALOC Rental Show acontece no Rio de Janeiro, em momento especial de aquecimento do aluguel de máquinas no estado

 

As empresas locadoras de máquinas no Rio de Janeiro vivem um cenário altamente positivo. De acordo com o Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos (Sindileq-RJ), nos primeiros cinco meses deste ano o setor apresentou um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, com a entrada de novas empresas e lojas de pequeno e médio porte. Esse aumento é continuidade da expansão computada de 2022 para 2023, quando houve um avanço de 27% do setor no estado.

Isso significa que tanto as empresas como a sociedade estão adquirindo o hábito de alugar máquinas para uso doméstico ou industrial. Comprar uma furadeira ou ferramenta para uso esporádico, por exemplo, deixou de ser interessante para as pessoas. Hoje a tendência é o compartilhamento e a experiência de uso e não necessariamente a propriedade de um produto.

Diante do cenário favorável, a capital fluminense foi escolhida para sediar a Analoc Rental Show 2024, que acontece de 2 a 4 de julho no Riocentro, evento gratuito e totalmente focado nas empresas locadoras de máquinas para construção. “Estamos confiantes com a realização da feira num momento em que o mercado da construção civil, saneamento e esgoto e obras de infraestrutura recupera a notoriedade”, comemora Sebastião Lucas Rentes, diretor do Sindileq-RJ.

Crescimento em todo o Brasil

A ANALOC Rental Show tem sido a vitrine da constante evolução e transformação nos últimos anos do mercado brasileiro, em franco crescimento e processo de capacitação.

O evento é fruto da parceria entre a Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Setoriais de Locação de Equipamentos para a Construção (ANALOC) e o Grupo LocadoresBR, e reúne os principais fabricantes e fornecedores de equipamentos e serviços, para apresentar novidades específicas a locadores de todo o país.

Com público altamente focado, a primeira edição da feira aconteceu em Curitiba (PR) no ano passado e teve cerca de 4.850 visitantes, segundo os organizadores. O evento superou as expectativas tanto de público (eram esperadas 2500 pessoas) como de geração de negócios, atingindo a marca dos R$ 58 milhões.

Dados da ANALOC apontam que o mercado de locação apresentou um bom crescimento em 2023, deve avançar ainda mais em 2024 e manter o ritmo em 2025. “Desde a pandemia, identificamos uma melhoria contínua do setor.  Em 2021, por exemplo, registramos um salto de aproximadamente 9% e de lá para cá, continuamos a crescer de maneira consistente”, reconhece Reynaldo Fraiha, coordenador da ANALOC Rental Show.

Programação especial

Nesta edição, a grade de palestras do evento contará com participação internacional: Stéphane Hénon, presidente da ERA – European Rental Association (Associação Europeia de Locação) e diretor da Loxam, estará no evento para falar sobre o tema ‘Mercado europeu de rental e competitividade em mercado maduro’, abordando pontos importantes sobre o setor na Europa e compartilhando experiências da atividade num continente onde a locação é bem avançada. A palestra será realizada em 4 de julho, às 14h50.

A presença de Hénon será importante para os locadores entenderem melhor as características do mercado internacional, estabelecerem comparações e extraírem o que acharem interessante em benefício de suas empresas. As diferenças entre os mercados europeu e o brasileiro refletem as distintas trajetórias de desenvolvimento econômico e industrial de cada região, bem como suas prioridades regulatórias e culturais.

“Na Europa, há décadas a locação está amplamente aceita e preferida por seus benefícios, enquanto no Brasil a posse de equipamentos ainda é bastante valorizada, embora essa realidade esteja mudando”, complementa Leônidas Ferreira, conhecido como Leo Sisloc, diretor executivo da Sisloc Softwares de Gestão, presidente do Grupo LocadoresBR e coordenador da Analoc Rental Show.

Além da palestra de Stéphane Hénon, o evento terá debates sobre temas atuais ministrados por profissionais reconhecidos da área. No dia 02, às 14h30, André Menezes falará sobre ‘Liderança como diferencial competitivo locadoras’; e na sequência acontece às 16h30 o Painel Mulheres Gestoras, conduzido pelo Grupo GestorasBR, sobre o tema ‘Liderança no ecossistema de locação brasileiro’, com participação de Talita ZáccaroHelen ZáccaroMonica Barros ZamboliniAna Paula de Amorim, e Kelly Souza.

No dia 03, às 14h, Alexandre Assis inicia as atividades com a palestra ‘Como gerar valor para sua locadora com governança’; e em seguida, às 15h, o jornalista Luís Artur Nogueira falará sobre ‘Perspectivas macroeconômicas e políticas para o mercado de locação 2024/2025’.

Dia 04, às 14h, o evento começa com a palestra ‘Empreendedorismo e gestão’, por Wilson Poit; prossegue às 14h50 com Stéphane Hénon, no tema ‘Mercado europeu de rental e competitividade em mercado maduro’; e às 15h40 terá uma mesa redonda com Eurimilson DanielLéo Sisloc e Paulo Esteves, que falarão sobre o ‘Mercado de rental no Brasil e a influência das associações.

 

 

Fonte: Revista Locadoresbr

Clique aqui e ieia a matéria original no site da Access Briefing International