Reajuste salarial eleva custo da Construção

6 de junho de 2024
Design sem nome (17)
O CUB por metro quadrado é um indicador de custos do setor que acompanha a evolução dos preços de materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas e aluguel de equipamentos.

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no Espírito Santo apresentou variação de 1,50% em maio, influenciado pelo reajuste salarial concedido aos trabalhadores. O metro quadrado do CUB médio passou para R$ 2.506,66. A variação acumulada no ano é de 1,84%.

O CUB por metro quadrado é um indicador de custos do setor que acompanha a evolução dos preços de materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas e aluguel de equipamentos. O CUB é calculado pelo Sinduscon-ES, com as informações recebidas das construtoras. O índice é usado pelas construtoras para reajuste das parcelas do imóvel adquirido na planta, ainda em construção.

A variação em maio também reflete os custos com materiais. Na cesta de materiais que fazem parte do índice, os que mais subiram no mês foram vidro liso transparente (2,56%), fio de cobre (1,71%) e tubo de PVC rígido (1,38%).

A variação do CUB desonerado em maio foi de 1,41%, e o valor do custo médio é de R$ 2.390,29.

Fonte: esbrasil.com.br